quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"Akai Yubi" - Especial do dorama "Shinzanmono"


Eu pretendia postar antes o ranking de singles do ano passado (100 mais vendidos), mas o posto está ficando absurdamente enorme e demoraria muito para terminar. Então, resolvi postar outra coisa antes que seja mais curta e que fiz neste fim de semana.

Eu assisti o dorama "Shinzanmono" inteirinho de uma só vez no ano passado e adorei. Então, logo que vi que tinha saído o especial do dorama, já fui correndo assistir. Esse especial seria uma história anterior ao do dorama. Mostra o passado do policial Kaga e seu pai. Neste especial também aparecem seu primo e sua kouhai da faculdade, que fazia parte do clube de chá como ele. Ambos também participaram do dorama.

Ao contrário do "Shinzanmono", nesse especial "Akai Yubi" ("Dedo vermelho") já descobrimos quem é o criminoso no começo da história, mas o interessante é ver toda a pressão psicológica causada pelo policial e todo seu raciocínio. Apesar do fim não ser algo muito feliz, essas histórias sempre passam alguma mensagem boa.Particularmente, eu gostei deste especial.

Quem sabe um dia eu não pego os livros desta coleção para ler (aqueles dos quais o dorama foi baseado). Ultimamente não tenho lido muitos livros japoneses, mas um bom mistério cairia bem.

Pelo que eu vi, foram oito livros escritos da série do policial Kyoichiro Kaga:
1) Sotsugyou (Formatura): formato tanko (20/05/1986); formato bunko (15/05/1989)
     Primeira aparição de Kyoichiro Kaga. Nessa época ele ainda era um aluno da Faculdade de Tóquio.
2) Nemuri no Mori (Floresta do Sono): formato tanko (08/05/1989); formato bunko (15/04/1992)
    Neste, ele se interessa por uma mulher que faz parte de um grupo de balé onde está também a suspeita do crime.
3) Dochiraka ga Konojo wo Koroshita [Um(a) deles(as) a matou]: formato tanko (05/06/1996); formato bunko (15/05/1999)
     Um rapaz jura vingar a morte de sua irmã mais nova e Kyoichiro tenta impedir. São dois os suspeitos, um homem e uma mulher. Parece-me que mesmo no fim, não fica bem claro quem é o criminoso.
4) Akui (Malícia): formato tanko (20/09/1996); formato bunko (15/01/2001)
    A história toda é contada como se fossem notas de Kyoichiro sobre um fato que já aconteceu no passado, perguntando-se o que levou a pessoa a cometer o crime e dando ênfase na sua motivação.
5) Watashi ga Kare wo Koroshita (Fui eu que o matei): formato tanko (05/02/1999); formato bunko (15/03/2002)
     Um escritor morre envenenado em seu casamento com uma poetisa. São três os suspeitos: o irmão mais velho da noiva, o(a) agente do escritor, o(a) editor(a) da poetisa.
6) Uso wo Mou Hitotsu dake (Só mais uma mentira): formato tanko (10/04/2000); formato bunko (15/02/2003)
     Várias histórias curtas, todas relacionadas com a "mentira". E foram escritas no ponto de vista de outras pessoas sem ser do Kyoichiro.
7) Akai Yubi (Dedo vermelho): formato tanko (25/07/2006); formato bunko (12/08/2009)
    É o livro da qual se refere este especial. Uma garota é encontrada morta em um bairro residencial e uma família comum é apontada como suspeita.
8) Shinzanmono (Recém-chegado): formato tanko (18/09/2009)
    Obra de onde foi baseado o dorama. Uma mulher na faixa dos 40 anos foi morta estrangulada em seu apartamento. O caso só se encerra ao desvendar outros nove mistérios que envolvem esse crime.

2 comentários:

  1. Acabei não terminando de ver Shinzanmono! Tenho que retomar, até porque tem o Abe Hiroshi que eu amo de paixão! XD
    Eu tinha MUITA vontade de ler algum livro do Higashino Keigo mas como eu disse no outro comentário, não sei japonês!!
    Eu queria tb ler esses da série do Kaga Kyoichiro (talvez eu até leia Malice algum dia pois esse saiu no EUA). Mas eu queria tb muito ler Meitantei no Okite! Eu amei tanto do dorama que fiquei com muita vontade de ler o livro, mas só tem em japonês *chora*
    Ahh e tem tb os livros do Galileo! Ele tem muita coisa que eu queria ler!! XD

    ResponderExcluir
  2. Não sei como você conseguiu ficar sem ver o final do Shinzanmono!!! Eu não suportaria de curiosidade.

    Tenho problemas com esses doramas deixa aquele ponto de interrogação a cada capítulo. Do jeito que sou curiosa, não aguento ficar esperando para ver o final, por isso, preciso pegar um dia inteiro para poder ver o dorama inteiro.

    Infelizmente, não sou muito de ler esses livros. Não que eu não goste, muito pelo contrário, eu adoro. Mas é mais por falta de tempo mesmo, mas quem sabe um dia...

    ResponderExcluir