sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Phycho-Pass: The Movie



Já fazia muito tempo que eu queria ver este filme. Acompanhei quase todas as obras que foram lançadas de Psycho-Pass. A princípio, achei que não fosse gostar, vi muito sangue, pessoas explodindo, mas, por incrível que pareça, eu me apaixonei pela história. Devo admitir que um dos motivos foi o traço que me agradou e chamou muito a minha atenção.

Eu sabia que o filme seria lançado nos cinemas japoneses em janeiro deste ano, mas quando eu poderia ter acesso ao material? Estava ansiosa demais. Por quê? Bem, além de adorar a série, eu sabia que meu personagem favorito voltaria a aparecer.

Vou logo ao que interessa porque tenho que trabalhar depois (hoje eu quase não consegui fazer nada porque estava sem internet). Não vou dar muitos detalhes porque pretendo falar mais sobre a série toda amanhã que eu acho que terei mais tempo.

História:
A história do filme ocorre depois da primeira e da segunda temporada do animê. Ela se encaixa perfeitamente como uma continuação da história. É como se todo o contexto se ampliasse. Abrangendo um mundo cada vez maior. O que antes estava concentrado apenas no Japão, passa a envolver outros países.

Amanhã eu darei mais detalhes. Acho que fica melhor dar um apanhado geral e falar de todas as obras. Assim, pego toda a cronologia para comentar. Talvez precise abrir mais de um post para falar disso (toda empolgada!!!).

Impressões:
Sinceramente, só teve uma coisa que me incomodou um pouco. Sei um pouco de inglês, lendo eu posso até traduzir umas coisas, mas de ouvido eu não consigo pegar quase nada. 

Como a história se passa em grande parte do tempo no "exterior" (entenda-se "fora do Japão"), muitos personagens aparecem falando em inglês. 

Mas não tinha legenda? Bem, o vídeo que peguei para ver não tinha legenda nenhuma. Nem em inglês mesmo, nem em japonês e muito menos em português. A sorte é que, depois, os personagens aparecem falando em japonês (devido um equipamento que usam para transcodificar a fala das pessoas e traduzi-las para determinada língua). Creio que se eu comprar o DVD futuramente, tenha o filme com legenda (provavelmente em inglês).

Apesar disso, gostei muito da história, mesmo esperando algo diferente. Mas fiquei contente com o que vi. Muita ação, o personagem que eu mais gosto da história e brechas para uma continuação se quiserem fazer uma (o que eu adoraria!).

Bom, vou parar por aqui e deixar maiores detalhes para amanhã!



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Hanasaki Mai ga damattenai - Temporada de verão 2015

Continuando com os comentários sobre doramas, vou mudar um pouco o gênero e falar da segunda temporada de "Hanasaki Mai ga damattenai" (Mai Hanasaki não se cala).



Gênero: 
Comédia, de cenário econômico.

Resumo da história:
Para quem não viu a primeira temporada (primavera de 2014), a novela conta a história de Mai Hanasaki, uma garota que trabalhava como caixa em um banco e foi transferida para a Auditoria, onde passou a trabalhar com Ken Souma, ex-funcionário do departamento de empréstimos financeiros, que acabou sendo "rebaixado" para a Auditoria por um erro cometido por um superior. A dupla visita os bancos para fazer exames cuidadosos e ajudar a resolver os problemas das agências.
Nesta segunda temporada, não há muitas mudanças quanto à primeira temporada. Continua a mesma dupla como protagonista e o "vilão" continua o mesmo. 

Impressões:
Particularmente, eu já sabia o que esperar da história, já que assisti a primeira temporada. Não tinha grandes expectativas, mas sabia que, dificilmente me desapontaria se mantiver a mesma "receitinha de bolo" da primeira temporada.

O roteiro todo segue as mesmas "regrinhas". O problema ocorre, eles vão verificar, tentam encobrir o problema, eles descobrem a verdade e termina com a Hanasaki dando um sermão.

Significa que a história é ruim? Não! Assim como muitos animês e outros seriados e doramas, ele tem um final já esperado, mas o que importa aqui é o que acontece no decorrer de cada capítulo. Tem cenas "exageradas"? Sim! É normal em comédias. Não é nada hilário, mas vale dar uma olhada.

É preciso ter visto a primeira temporada? Creio que não. Cada capítulo conta uma história diferente. Você pode assistir numa boa e parar quando quiser, sem ficar curioso para ver o capítulo seguinte.

Curiosidades:
Eu não pretendia falar disso aqui, mas não resisti. Precisava comentar! Depois, um outro dia, falo mais a respeito disto que vou escrever.

1) No elenco principal, temos também Hiroki Narimiya (adoro este ator, mas tenho que comentar, depois, sobre seu papel no dorama "Aibou Season 11~13")

2) O protagonista, Takaya Kamikawa, que faz o papel de Ken Souma, será também o protagonista do dorama "Angel Heart", baseado no mangá de mesmo nome do mangaká Tsukasa Houjou (mesmo de City Hunter). Esse dorama irá ao ar em outubro deste ano (2015) no Nippon TV (NTV). Pretendo falar deste dorama futuramente, quando vier ao ar.

3) Este dorama foi baseado em novels de cenário econômico e também rendeu uma série em mangá de mesmo nome que está sendo publicada na revista mensal Kiss da Editora Kodansha. As novels foram escritas por Jun Ikeido, que também foi autor da obra que deu origem ao dorama "Hanzawa Naoki", cujo cenário também era um banco, porém, não se tratava de uma comédia.

Ai, tem tanta coisa que eu gostaria de escrever, mas vou parar por aqui, pois tenho que trabalhar.
Até amanhã!




quarta-feira, 19 de agosto de 2015

De volta a ativa (será mesmo???)

Será que este vai voltar mesmo a ser um diário? Espero que sim. Sinto falta de escrever algo além das minhas traduções.
Durante muito tempo eu pensei no que escrever. Como retomar com chave de ouro? Pensei muito, mas desisti. Se ficar só pensando, vou acabar largando a ideia de voltar.

Tinha vários assuntos que eu tinha em mente para recomeçar, mas vou escolher apenas um. Não quero escrever tudo de uma só vez e ficar sem assunto para os próximos dias e ter uma nova desculpa para parar de novo.

Vejamos... ver... assistir! Já sei! Vou falar de algo que tenho assistido ultimamente! Mesmo na correria do dia-a-dia, admito que não deixo de ver meus doramas e animês. Fora os vários mangás que leio (além daqueles que traduzo).

Hoje vou falar do dorama "探偵の探偵" (Tantei no Tantei, "Detetive de detetive").

                           

Esta história me chamou a atenção assim que vi as propagandas. O fato de ser sobre detetive já me agradou, mas quando vi esse desenho do lado da atriz, eu decidi que não deixaria de ver este dorama de jeito nenhum.

Primeira coisa que fui ver é se tinha mangá. Infelizmente, não era mangá, mas sim, light novels. Isso não me fez perder o interesse. Adorei esse traço e gosto da atriz principal e de outros que participam desse dorama.

Meu instinto não me enganou. Adorei a história e não perco um episódio sequer! Assisto até mais de uma vez o mesmo episódio. Ok, agora vamos ao que interessa.

1) Resumo da história: Rena Sasaki é uma detetive que arrisca a vida correndo atrás de outros detetives que infringem as leis e usam suas habilidades para cometer crimes. Ela decide seguir essa vida após a morte de sua irmã mais nova que foi morta por seu stalker, que conseguiu informações a seu respeito através de um detetive que não foi identificado e que ela resolveu chamar de "Shinigami" (Deus da morte).
Com a minha empolgação com relação a esta história, estava com medo de colocar muitos spoillers, mas vou parar por aqui. 

2) Impressões: Foi bem impactante para mim. O dorama tem cenas bem fortes. Fortes em que sentido? Bem, são muitas cenas de ação, violência. A protagonista vive detonada (é só ver as fotos no site, tem muitas com ela toda ferida). 

Sinceramente, eu não suportaria trabalhar com algo assim. Não conseguiria dormir em paz nunca! 
 "E você dorme, por acaso?" Claro que durmo! Ultimamente, eu até que tenho dormido bastante! 
  Imaginem, acabar com o trabalho de vários detetives malfeitores, especializados em encontrar pessoas e que possuem contatos com gente "da pesada". Não é à toa que ela vive machucada.

Mesmo assim, adorei tudo! Recomendo a quem gosta deste estilo. Queria falar mais, e mais a respeito, mas se não der um breque, vou contar a história todinha. rs

O grande problema é que me fez ter vontade de comprar as novels. Quantos mangás e novels eu já não comprei por causa disso? Logo não terei mais espaço para tantos livros em casa. 

Vou parar por aqui. Alguma sugestão de assunto para amanhã? Tem tanta coisa que pensei em postar que nem sei mais. Se quiserem saber mais a respeito deste dorama, podem perguntar. Estou acompanhando cada episódio.

Até amanhã (eu espero)!